NOTA DE REPÚDIO À DESTRUIÇÃO DA SINALIZAÇÃO DO CAMINHO DA MATA ATLÂNTICA NO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA. 

Através da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio (SMAC), a Prefeitura derrubou, na manhã desta quarta-feira (06/01/2020), nove estruturas que seriam novas casas e pequenos prédios na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Capoeira Grande, em Guaratiba, Zona Oeste do Rio.

Governo Federal fere direito urbanístico para passar a “boiada” nas cidades brasileiras.

A Comissão de Política Urbana (CPU) do CAU/RJ divulgou, na segunda-feira, 21 de dezembro, nota crítica à Resolução CGSIM N° 64, de 11 de dezembro de 2020, editada pelo Governo Federal, através do Ministério da Economia. Para a CPU, a norma apresenta riscos não apenas ao Direito Urbanístico, mas pode gerar impactos sociais e ambientais graves e irremediáveis às cidades brasileiras.    A norma trata sobre a classificação de risco no direito urbanístico, para fins de desenvolver atividade econômica de "baixo risco",

Processo de destruição do patrimônio protegido pela APAC acelera no Cosme Velho. Bens tombados também estão em sério risco no bairro!

O programa de patrocínio cultural do CAU/RJ, em sua 8° edição, divulgou, em 11 de dezembro, a lista definitiva dos projetos selecionados. Foram quatro projetos que receberão um valor aproximado de R$ 25.000,00 cada.

A proposta que foi a primeira colocada, é Coordenada pela professora Evelyn Furquim Werneck Lima, do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana da UNIRIO, e prevê a realização de um documentário a ser lançado até fins de 2021.

 A 5° Palestra técnica on-line do ciclo de palestras sobre conservação de vitrais ocorreu SEXTA-FEIRA dia 18 de DEZEMBRO 2020 (às 10:30 hs.) com a Profa. MARIANA WERTHEIMER , Mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural, Técnica em Conservação e Restauração de Vitrais, Diretora da ACOR/RS.  O projeto do IRPH em parceria com a Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro faz parte do Programa Patrimônio, Arte e Cooperação (PPAC) do IRPH, voltado para a capacitação de profissionais que atuam na gestão, conservação e restauração do nosso Patrimônio Cultural. 

“MUSEU NACIONAL Panorama dos Acervos: Passado Presente e Futuro”

Trata-se do novo catálogo de coleções do Museu Nacional, que apresenta, dentre outros, muito do trabalho desenvolvido em parceria com o Natural History Museum e o apoio do British Council ao redor de organização e digitalização de coleções.

A Associação Brasileira de História Oral – ABHO comunica o lançamento do seu mais recente número da Revista História Oral. Trata-se do v. 23, n. 2 (2020), com o tema geral: História Oral, trabalho, trabalhadoras(es). 

Em trecho do editorial: “Destaca-se, nesse âmbito, significativas reflexões que repensam a precariedade e a vulnerabilidade dos trabalhadores e trabalhadoras em finais do século XX e do século XXI sob novas condições históricas. Experiências que estão sempre a reatualizar velhas práticas de exploração.             Acesse a revista Aqui.

Suas obras na Amazônia são emblemáticas por unirem arquitetura, cultura regional e ecologia.

Reproduzimos nota do CAU: O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lamenta informar o falecimento do arquiteto e urbanista Severiano Mário Porto, vítima da Covid-19, ocorrido às 11 horas de hoje (10/12/20) em Niterói.